Desafio Profissional Educação e Diversidade 1 semestre 2015
JORGE ROBERTO BRANDI
RA: 216723462
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio profissional apresentado a Universidade Anhanguera, polo Jundiaí como exigência parcial para a aprovação nas disciplinas: Educação e Diversidade e Estrutura e Organização da Educação Brasileira, do curso de licenciatura em Letras. Área de concentração: educação acadêmica.
Orientador: Prof. Glaucinei Galvão
Vinhedo, 31 de março de 2015
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar a problemática da educação multicultural hoje, do ponto de vista conceitual e prático. Neste contexto, situa e define a perspectiva da educação intercultural. Apresenta uma visão de conjunto de pesquisas onde podemos perceber a partir dos novos movimentos sociais uma crescente desigualdade e exclusão de grupos que querem reconhecimento de suas diversidades culturais, étnicas, religiosas e políticas. Tendo como preocupação central analisar as relações entre cultura(s) e educação na sociedade brasileira.
Percebe-se que, mesmo com o surgimento de novos movimentos sociais, favoráveis e desfavoráveis ao multiculturalismo, ouve um crescente aumento de desigualdade. e exclusão de grupos que querem reconhecimento de suas diversidades culturais, étnicas, religiosas e políticas. Portanto, este desafio tem como objetivo geral comprovar a importância do reconhecimento de culturas “diferentes” para que a diversidade cultural seja mantida.
Para facilitar o entendimento e tornar mais claro sua compreensão, o trabalho foi estruturado em três passos: No primeiro passo foram abordados os principais aspectos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. No segundo passo