Desafio Profissional 2 Bimestre
POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINAS: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; SOCIOLOGIA; RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
AILA MARIA DÁLIA DE OLIVEIRA SILVA
RA: 9390335989
DESAFIO PROFISSIONAL: DEVERES DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DA ÉTICA E DO MEIO-AMBIENTE, EM NOME DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL.
TUTORA EaD THALITA SILVA NEVES VELOSO COSTA
CAMOCIM – CE
2014
Passo 1 – Postura do Assistente Social segundo Código de Ética
O Código de Ética exige que o Assistente Social tenha consciência da importância da ética e da valorização da cidadania no mundo. Deve lutar pela construção de uma sociedade menos desigual e mais global em dignidade de vida, mas sempre ancorado na justiça, na democracia, na solidariedade, no respeito às diferenças e na paz. É importante frisar que devemos pensar também a necessidade de incluirmos em nossas ações a preocupação com a natureza, pois somos responsáveis pela continuidade da vida, e é preciso deixar um mundo sustentável para as gerações futuras. O Assistente Social também deve zelar pela família defendendo seus direitos de forma harmoniosa e pacífica, pois é a família que tem a função de educar os filhos para a vida em sociedade, garantindo o apoio, programas e investimentos que forem necessários, pois a família está fragilizada e reclama por cuidados, zelo e proteção. Enfim, é dever do Assistente Social assumir um comprometimento ético para com as famílias, para com a sociedade em que vivemos e para com cada um de nós como gente.
Passo 2 – Carta da Terra e o Contexto Social.
Lendo A Carta da Terra percebi o quanto é importante compreender que a nossa vida depende do ar que respiramos, da água que bebemos e da comida que nos alimentamos. A vida que durante dois bilhões de anos veio se diversificando, se sustentando e se reproduzindo em tantas formas diferenciadas, corre o risco agora de marchar para a extinção de milhares