ATPS DA MARCIA PARA ENTREGAR HOJE
Passo 4: Redigir um texto, baseado nas leituras realizadas, com as principais informações sobre a Formação e prática do educador de EJA, e a contribuição do Método de Paulo Freire.
O educador do EJA tem que ser um profissional muito bem preparado para exercer essa função, por que trabalhar com adultos embora tenha a aparência de ser fácil não é bem sim, porque eles vão para a sala de aula com seus conceitos de aprendizagem já formados. E também temos que trabalhar com a auto - estima de cada um, uma vez que eles se sentem inferiores e incapazes de aprender, então é um trabalho que exige de nós professores muita responsabilidade e seriedade no processo de ensino e aprendizagem de4sses alunos.
Os Métodos de Paulo Freire nos ajuda a desenvolver esse trabalho, por que ele trabalha com a atualidade e sua forma de pensar nos ajuda à mudar nossa visão de como trabalha no EJA.
Paulo Freire com seus métodos ajuda aos professores a pensar mais na arte de ensinar e de nós sermos ensinados também, pois é assim que deve funcionar em um ambiente escolar. E suas idéias e concepções abre nosso olhar para a variedade de formas que podemos trabalhar.
Etapa 4
Passo 1: Pesquisa sobre “ Andragogia”
Andragogia
Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).
Para educadores como Pierre Furter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada.
Ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Estes são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em