Projeto cores e formas
Curso de Pedagogia
3º B
ATPS: Didática e Prática de Ensino
Professora: Kátia
Acadêmicas:
Anápolis
2014
Etapa 1
NOME DO PROJETO:
Projeto Cores e formas
PÚBLICO ALVO:
Jardim II – Creche
JUSTIFICATIVA/ FUNDAMENTAÇÃO TEÓRIA:
O uso das cores e formas tem papel importante no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento das capacidades motora e cognitiva, do raciocínio, da fala e da audição, além da estimulação da criatividade e também o senso artístico. As cores são muito atraentes, e as experiências em que podem ser misturadas e observadas tornam-se vivências ricas para a aprendizagem das crianças.
Descobrir as cores e formas não é difícil. A criança percebe e começa a nomeá-las, porém, é um processo longo e cheio de enganos, que normalmente se estende até os 3 ou 4 anos. Para que a criança chame o azul de azul e não de verde, quadrado de quadrado e não quadrado de retângulo precisa de estímulos. Ele só fixará o nome das cores e formas por meio de exercícios e exemplos.
As cores e formas estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cores e formas também são importantes para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores e formas tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores e formas desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores e formas, alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar