DESAFIO PROFISSIONAL 1 SEMESTRE 2015
PEDAGOGIA
Disciplinas:
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
Tecnologias aplicadas à Educação
Alunas:
Amanda Antunes Alvarenga – RA 2833321163
Ana Cristina Alves da Silva – RA 2841286931
Claudete Cleide Machado – RA 2841269571
Monalisa Guirro – RA 2837294300
Nívea Maria Cavalcante dos Santos – RA 2835314655
Santo André
2015
INTRODUÇÃO
Atualmente o professor não pode deixar de usar os Recursos Tecnológicos na sala de aula, pois os mesmos são fundamentais para as teorias e técnicas que possibilitam um maior conhecimento, ampliando o que o aluno já aprendeu e sistematizando outros. Giz, apagador e quadro negro, que são instrumentos de trabalho docente, são considerados inadequados quando utilizados sozinhos, levando em conta a evolução das mídias tecnológicas. Entende-se por RECURSO todo o meio, tipo ou ferramenta que nos possibilita responder algo ou conseguir aquilo que se busca. A TECNOLOGIA, por sua vez, refere-se às teorias e técnicas que tornam o conhecimento científico real.
Dessa forma, na situação-problema apontada neste Desafio Profissional, iremos abordar como os Recursos Tecnológicos podem facilitar o processo de ensino dos educandos mediados na Prática-Pedagógica dos docentes. Este Desafio abordará a ONG “ESPERANÇA”, que atua na área da Educação há mais de 20 (vinte) anos desenvolvendo Projetos de atendimento a comunidades carentes em uma região da periferia da cidade de São Paulo.
O termo ONG foi usado pela primeira vez em 1950 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para definir toda organização da sociedade que não estivesse vinculada a um governo. Hoje elas são definidas como instituições privadas que tem uma finalidade pública, sem fins lucrativos. Em geral as ONGs recebem benefícios sociais ou ambientais. Para serem “oficiais”, essas entidades precisam ter uma estrutura legal e formal.
Recentemente a Diretoria da ONG em questão recebeu a boa notícia que, recursos