Desafio Profisional
Passo 1 - Mapear o perfil dos Negociadores:
Carlos Henrique, líder da Associação de Moradores do Bairro, formado em Administração, mostra-se um líder apoiador, defendendo os ideais dos moradores do bairro. Tem o objetivo de impedir a construção da Gravadora, sob a alegação de que se construída haverá a perturbação da ordem pública, visto que para o desenvolvimento das atividades de gravações haverá barulho, sem falar que a segurança do Bairro estará comprometida com o novo fluxo de pessoas, além do que não há infraestrutura necessária das ruas prejudicando o trânsito do Bairro.
Frise-se, ainda, que os moradores do bairro, trata-se de público conservador e questionador, que prezam pela tranqüilidade, sendo que a maioria são pessoas da 3ª idade, que tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
De outro lado da negociação encontra-se uma conceituada Gravadora de Música, representada pelo seu negociador Jorge Andrade, formado em Estratégia de Negócios, gerente de negociação da gravadora, com vasta experiência em negociação de conflitos. Tem o objetivo de obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no Bairro.
Com o fim, de obter a liberação argumenta que o progresso é inevitável e ainda propõe contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos, prezando pela ética nas negociações.
Passo 2 - Mapear as habilidades essenciais dos Negociadores:
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES: Carlos Henrique
ESTILO: confrontador
CARACTERÍSTICAS: Questionador preza pela tranquilidade dos moradores do bairro, que na maioria são da 3° idade.
TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO: usam-se táticas intercorrentes entre confronto e cooperação.
Associação de moradores, representada por Carlos Henrique, faz um estilo confrontador e conservador, dificultando a instalação da gravadora no bairro. Os moradores questionam que a mesma ira aumentar o