Desafio ENADE
Por outro lado, se o cara estudou muito o assunto, azar o dele. Não precisava.
Mas o pior, neste caso, é o seguinte: o gabarito indica a alternativa E. Errado.
A alternativa E afirma que "o custo de atendimento é positivamente relacionado ao valor real do cliente". Não é.
Basta ver o gráfico para perceber que esta afirmação somente é válida para os grupos 1 e 3, que têm valor real MAIOR do que o custo de atendimento, enquanto o grupo 2 tem custo IGUAL ao valor, e finalmente os grupos 4 e 5 têm valor real (significativamente) MENOR do que o custo de atendimento.
A alternativa APROXIMADAMENTE correta é a D ("mais de dois terços da receita provêm de 10% dos clientes"). Aplicando-se a regra de Pareto, percebemos que os grupos 1 e 2, somados, respondem por 11% do total de clientes da empresa, e concentram nada menos do que 68% da receita. Tanto é verdade, que o valor estratégico destes grupos é BASTANTE superior ao dos demais.
Destaquei o "aproximadamente", pois o valor exato não é 10% dos clientes, mas 11%.
O gabarito está errado.
A questão 21, relacionada à questão 20, é na verdade um exercício de adivinhação, futurologia pura. Afirma-se o seguinte: Com base na análise da figura, Alberto Santos pode definir a estratégia de marketing de relacionamento para a sua empresa. Devem ser usadas estratégias de retenção para os clientes do Grupo 1. PORQUE O Grupo 1 é o que apresenta maior potencial de crescimento. A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. E) as duas afirmações são falsas.
O gabarito indica como correta a alternativa C -