DESAFIO DESENVOLVIMENTO E CONCLUS O
O Código de Ética do assistente social tem por objetivo garantir que os atendimentos prestados a população por esses profissionais sejam pautados na qualidade e ética.
Este documento é muito importante para que os assistentes sociais possam assegurar seus direitos e cumprir com seus deveres em todas as dimensões da sua profissão.
No capítulo 2, do Código de Ética do Assistente Social, quando analisamos seus artigos podemos verificar a importância do papel desses profissionais e da amplitude de sua atuação diante da sociedade em muitas questões.
Segundo o Código as ações dos assistentes sociais devem promover e zelar dos conceitos de igualdade, justiça social, qualidade de vida, dignidade a pessoa humana, respeito e ética, princípios esses que aliado as questões ambientais podem fazer a diferença quando o assunto é sustentabilidade e preservação da vida no planeta.
Pois se partimos do princípio de que todos nós somos responsáveis pelo mundo que vivemos e pelo qual queremos deixar para as gerações futuras, é preciso pensar nas questões ambientais, pensar de que maneira estamos usando os recursos naturais que são “finitos.”
Neste sentido temos um importante documento de abrangência nacional e internacional, chamado “Carta da Terra”, cujo objetivo principal é conscientizar todas as nações sobre o risco que todos corremos caso não mudemos nossas atitudes diante de questões tão sérias e urgentes. Uma nova postura deve ser adotada por todos no sentido de cuidar da preservação do planeta e evitar assim graves consequências a todos.
Sabemosporém que não é nada fácil desenvolver ações de sustentabilidade realmente eficazes. A Carta da Terra contempla e indica um conjunto de ações que podem ajudar na construção de uma sociedade justa e sustentável, questões que infelizmente esbarram em interesses políticos, sociais, ambientais e econômicas muitas vezes de difícil solução.
Segundo “Bezerra e bursztyn (2000)”
“O