Desafio de filosofia
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente « amor à sabedoria ») é o estudo de problemas fundamentais relacionados àexistência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a análise conceptual, as experiências de pensamento, a argumentação lógica e outros métodos a priori.
Princípios de Filosofia
Princípios de filosofia é uma obra de René Descartes. É uma obra vasta dividida em quatro partes. A primeira delas trata dosprincípios do conhecimento humano; a segunda parte da obra reflete sobre os princípios das coisas materiais; a terceira por objecto o estudo da composição do universo; e a última o estudo da estrutura da terra.
Objectivos da obra
Descartes escreve os Princípios da Filosofia com o objectivo didáctico de serem lidos e estudados nas escolas em substituição do ensino escolástico. Este livro assume-se como um texto de propedêutica filosófica mais do que de desenvolvimento e aprofundamento de questões metafísicas, por isso, esta obra é exposta na forma de artigos em que apresenta em grandes linhas o seu pensamento.
Fiel ao seu propósito, Descartes começa por pôr em causa todas as certezas e convicções, mesmo as que tomamos por inquestionáveis, para a seguir nos conduzir na gingantesca tarefa de reconstruir todo o universo do saber humano, apenas com base nas verdades mais simples e evidentes que o nosso espírito é capaz de conhecer.
A filosofia de Descartes é uma filosofia difícil, exige esforço e concentração por parte de todo aquele que pretenda compreender o seu alcance e a sua originalidade.
A importância da Filosofia
A maioria das pessoas manifesta certo descrédito em relação à utilidade da filosofia para a sociedade.