Desafio de direitos humanos
A questão do trabalho infantil no Brasil sempre foi um problema sócio-econômico. Muitas famílias de baixa renda optam por tirar seus filhos da escola, para ajudar no orçamento doméstico. Alem destes casos temos também o abandono infantil, levando a criança alem de trabalhos desumanos, também a marginalidade.
Estas crianças sem saber e muitas vezes sem o direito de escolha abrem mão de seus direitos fundamentais para seu crescimento intelectual forçando-o ao despreparo de um futuro profissional, e o obrigando a trabalhos muitas vezes indigno, ou a marginalidade.
Temos leis e normas jurídicas especificas que para este foto que ocorrem em todo país.
A Constituição Federal de 1988 nos artigos 227 e 228 nos falam dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, que foi um grande passo em relação aos jovens, que pouco espaço tinham nas constituições anteriores.
O Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que trata dos diversos temas ligados aos jovens e em especial no que se relaciona ao trabalho infantil temos o capítulo V Art. 60 a 69.
Etapa 1:
Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas no crime organizado.
É fato que esta falha para com nossas crianças já vem de décadas e já nos foi contada em musicas como:
Pivete
Chico Buarque /Francis Hime / 1979
O meu guri
Chico Buarque/1981
Filmes já contaram histórias de nossos jovens:
Pixote a Lei do Mais Fraco
Um drama brasileiro de 1981 dirigido por Hector Babenco.
O filme mostra os mais cruéis retratos da realidade nas ruas da cidade de São Paulo , onde crianças têm sua inocência retirada ao entrarem em contato com um mundo da marginalidade onde suas vidas se cruzaram com as drogas, crimes , prostituição e violencia. Depois de uma ronda policial, crianças de rua - incluindo Pixote - são enviados para um