Desafio de direitos humanos
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Ana Rita Ribeiro de Jesus
Andréa da Silva Almeida
Gislene Vila Flôr de Oliveira
DESAFIO DA APRENDIZAGEM
Feira de Santana-Ba
2011
Ana Rita Ribeiro de Jesus-RA (221843)
Andréa da Silva Almeida-RA (221055)
Gislene Vila Flôr de Oliveira-RA (196358)
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Tutora: Danusa de Souza Rodrigues
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação do componente curricular Direitos Humanos do curso de Graduação em Serviço Social, 4º semestre da Universidade Anhanguera, polo Feira de Santana.
Feira de Santana-Ba 2011
1 INTRODUÇÃO
Na luta contra o trabalho infantil, o Brasil tem se destacado bastante em relação aos seus vizinhos latino-americanos. O avanço nesse sentido se deve principalmente a um programa lançado pelo governo nos anos 90, que consiste não apenas em reprimir o trabalho infantil, mas principalmente na ajuda financeira dada às famílias que enviam seus filhos à escola. Esse programa foi o embrião da Bolsa Família, mesmo assim, o Brasil tem muito que fazer na área da educação, já que cerca de 14 milhões de crianças e adolescentes ainda não frequentam a escola.
A Constituição Brasileira é clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes, a partir dos 14 anos. Não é o que vemos na realidade, entretanto, há dois pesos e duas medidas. É um absurdo ver a exploração de crianças trabalhando nas lavouras, carvoarias, quebrando pedras, deixando sequelas nessas vítimas indefesas, mas costuma-se aplaudir crianças e bebês que se tornam estrelas mirins em novelas, apresentações e comerciais.
O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares