Derrame
Grande parte dos derrames tem como causa a coagulação do sangue que, obstruindo a circulação, origina a trombose cerebral e embolia cerebral, com incidência geralmente ampliada com o avanço da idade, os derrames hemorrágicos, são de menor freqüência e, geralmente, mais severos, ocorre quando neste uma artéria enfraquecida rompe-se, interrompendo o fluxo de sangue para algumas células e, ao mesmo tempo, danificando outras com a pressão exercida pela hemorragia.
As imagens seguintes mostram exemplos de derrames trombótico, embólico e hemorragia intracraniana.
(AVC) é a uma das principais causas de morte e de incapacitação física em todo o mundo. No Brasil, o AVC é a principal causa de morte, ultrapassando o infarto.
Sintomas e Evolução
Quase todos os acidentes vasculares cerebrais começam de modo súbito, apresentam uma evolução rápida e causam lesão cerebral em minutos. Usualmente, os acidentes vasculares cerebrais lesam apenas um lado do cérebro. Como os nervos no cérebro cruzam em direção ao outro lado do corpo, os sintomas ocorrem no lado do corpo oposto ao lado lesado do cérebro.
-------------------------------------------------
Cerca de 20% dos indivíduos vítimas de um acidente vascular cerebral morrem no hospital.
Como as alterações do humor, distúrbios emocionis, especialmente a depressão, freqüentemente ocorrem após um acidente vascular cerebral, a família ou amigos devem estar atentos se o indivíduo parecer deprimido. A depressão pode ser tratada com psicoterapia.
Reabilitação
Os terapeutas ocupacionais podem sugerir maneiras que facilitem a vida e tornem a casa mais segura para um indivíduo que apresenta incapacidades. A paciência e a perseverança são fundamentais.
Obs. A grande maioria das pessoas não sabe se corre risco de ter um "derrame". A hipertensão arterial (pressão alta) e a diabete são algumas das doenças que favorecem a ocorrência de um o AVC. Por isso, são urgentes as