Dermatologia
A pele (tegumento) cobre a superfície corporal protegendo-o das influencias ambientais danosas. Como a pele é facilmente acessível, ela é importante nos exames físicos. A pele tem como funções:
• Proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substancias nocivas e microorganismo invasores;
• Regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguineos;
• Sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas.
Pele normal possui 3 camadas: epiderme, derme, subcutâneo.
• Epiderme (camada superficial): epitélio estratificado formado por queratinócitos e melanócitos (queratinócitos se ligam por desmossomos), não vascularizado, é composto por diversas camadas, que se dispõe da seguinte maneira, de superficial para profundo: estrato córneo (queratinócitos), estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato basal.
• Derme: é rija, flexível e elástica, tecido conjuntivo com quantidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguineos e linfáticos, que se dispõe em duas camadas: uma profunda ou reticular e a outra superficial ou papilar.
Camada reticular: tecido conjuntivo fibroelastico (fibroblastos e histólcitos), além disso encontra-se aqui glândulas sudoríparas, sebáceas, folículos do pêlo e pequenos acúmulos de células.
Camada papilar: consiste em numerosas eminências vasculares altamente sensitivas, as papilas, pequenas eminências cônicas de extremidades arredondadas ou dilatadas.
• Subcutâneo (hipoderme): a derme está situada sobre a tela subcutânea, composta principalmente por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo, tem duas funções principais: isolar o corpo das variações extremas do meio ambiente e fixa a pele às estruturas subjacentes. Poucas áreas do corpo possuem esse tecido; nestes locais, a pele está fixada diretamente no osso (Ex. a pele das articulações e dos dedos apresenta dobras e é enrugada porque está aderida diretamento ao osso).