Derivativo
1. DERIVATIVO é um contrato no qual se estabelecem pagamentos futuros, cujo montante é calculado com base no valor assumido por uma variável, tal como o preço de um outro ativo (e.g. uma ação ou commodity), a inflação acumulada no período, a taxa de câmbio, a taxa básica de juros ou qualquer outra variável dotada de significado econômico. Derivativos recebem esta denominação porque seu preço de compra e venda deriva do preço de outro ativo, denominado ativo-objecto.
DERIVATIVO é uma operação do mercado financeiro na qual o valor da negociação deriva de comportamento futuro dos mercados de ações, juros ou cambio
No início os derivativos foram criados como forma de proteger os agentes econômicos (produtores ou comerciantes) contra os riscos decorrentes de flutuações de preços, durante períodos de escassez ou superprodução do produto negociado.
EXEMPLO DE DERIVATIVO:
MERCADO FUTURO DE PETRÓLEO é uma modalidade de derivativo cujo preço depende dos negócios realizados no mercado a vista de petróleo, seu instrumento de referência.
O CONTRATO FUTURO DE DÓLAR deriva do dólar a vista; o futuro de café, do café , uma importante parcela dos derivativos é negociada em bolsas,
A BM&F (BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS) E A BOVESPA (BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO) existem vários tipos de derivativos, sendo os mais conhecidos os mercados a termo, futuro e de opções, que serão discutidos em mais detalhe a seguir.
2. RISCOS
Quando se compra um derivativo, está se investindo ou por especulação ou para fins de proteção, na expecativa de uma variação de preço relevante do ativo.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE RISCOS DE MERCADO DE INVESTIMENTOS
RISCO DE MERCADO
Esse tipo de risco é associado à possibilidade de desvalorização ou de valorização de um ativo devido às alterações políticas, econômicas, internacionais, entre outras. A variação de preco do ativo objeto