Derivadas
Aplicação de Derivada em Física:
Conceito de velocidade média: É a soma de todas as velocidades que foram registradas em um determinado período de tempo, dividido pelo número de velocidades registradas.
Por exemplo: Considere que você precisa fazer uma viagem de Belém a Mosqueiro, distante 75 km, considere também que esta viagem seja feita em 2 h, um tempo bastante longo para os nossos padrões. Dividindo a distância (75 km) pelo tempo (2h), encontraremos a sua velocidade média vm:
vm = 75/2 = 37,5 km/h
Conceito da velocidade Instantânea: A velocidade escalar instantânea é considerada um limite da velocidade escalar média, quando o intervalo de tempo for zero (∆t→ 0). Ela é totalmente derivada do espaço, em relação ao tempo. Essa “derivação” pode ser representada pela equação:
V= ds/dt
A velocidade escalar instantânea possui um sinal que define o sentido do movimento ao longo da trajetória. Como por exemplo: • Se V > 0, o corpo vai no sentido positivo da trajetória.
• Já se V < 0, o corpo vai na direção negativa da trajetória. Conceito de aceleração instantânea: A aceleração é uma medida da variação da velocidade. Quando uma partícula tem movimento retilíneo com velocidade constante, a aceleração é nula (zero). Quando a aceleração escalar média chega ao seu limite, temos a aceleração escalar instantânea, que designa a aceleração do