Derivadas e integrais na costruçao civil
Lava: magma que atinge a superfície em forma de derrames, podendo ser considerada como a rocha fundida em altas temperaturas, possuindo partículas de minerais, gases dissolvidos e água
[pic]
ROCHAS MAGMÁTICAS INTRUSIVAS
Batólitos: grandes massas magmáticas que atingem grandes zonas da crosta, nas dimensões de quilômetros
Diques: estruturas aproximadamente tabulares sub-verticais, formadas pela fratura e preenchimento de magma, perpendicular ou diagonalmente a camadas de rochas preexistentes. Podem ter alguns centímetros ou dezenas de metros de espessura
Sills: estruturas aproximadamente planares sub-horizontais, formadas pela penetração do magma entre camadas de rochas preexistentes. A penetração se dá pela diferença da pressão entre o magma e o confinamento das camadas. Sua forma pode ser de uma “taça” (lopólitos) ou de um “cogumelo” (lacólitos) e podem ter alguns milímetros ou dezenas de metros de espessura.
[pic]
Principais Rochas Magmáticas
O basalto é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos à vista desarmada, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxênio e, em muitos casos, de olivina. Como minerais acessórios encontram-se, principalmente, óxidos de ferro e titânio. A rocha basáltica geralmente possui cor escura acentuada (rocha máfica - melanoclástica), sendo muito explorada para a construção civil, como pedra britada para agregado graúdo de concretos de cimento, como lastro ferroviário, pavimentação de vias urbanas ou em calçamentos.
Magmáticas
Gabros e Diabásios Rochas magmáticas intrusivas alcalinas, com aproximadamente a mesma composição dos basaltos. - Possuem coloração escura e normalmente são compactas, apresentando minerais macroscópicos.
- Apresentam como constituintes básicos os