DerivacaoSistemas

640 palavras 3 páginas
Trabalho de Grupo Nº1

Este Trabalho insere-se no âmbito da disciplina Marketing Estratégico, lecionada pelo Prof. António Raiado, o qual nos propôs analisar e referir os aspetos de maior importância nos textos atribuídos.

Com base no Texto “A origem da Estratégia”, consideramos que a palavra chave para sumarizar a intenção do autor, é Destaque.

“ Não Podem coexistir duas espécies com idênticos modos de vida.”

Ao recorrer á experiência da colocação de dois animais de espécies idênticas, com a mesma oferta de alimentos conclui-se que não é possível assegurar a sua sobrevivência, num meio com recursos limitados, ou seja, na citada experiência verificou-se que na colocação de dois seres com as mesmas necessidades e características,os mesmos não conseguiram coexistir, devido ao facto de estarem a disputar da mesma fonte. Esta experiência veio a verificar o principio da exclusão competitiva de Gause. Conclui-se assim que seria necessário um dos seres possuir uma vantagem sobre o outro, de forma a desaloja-lo e ser o mais apto na luta pela sobrevivência.

Quando o autor refere variedade no contexto do processo natural, nós entendemos por base, que este conceito também é aplicado no processo dos negócios.

“Quanto mais rico o ambiente, maior o número de variáveis potencialmente significativas que podem dar a cada espécie uma vantagem única.”

Ao analisarmos esta frase no contexto empresarial, entendemos que existe uma margem significativamente maior para o sucesso de uma empresa, se esta, encontrar-se num ambiente em que a variedade abunda, contudo não poderemos elidir o facto que um ambiente com grande variedade também possui um número maior de potenciais concorrentes.

“...é a causalidade da sorte o principal fator que provavelmente tudo penetra.”

Na competição pela sobrevivência existe um fator que merece ser destacado com algum ênfase. Sorte, este é o elemento que determina quem sobrevive para a sua geração prosperar. No entanto os estrategas

Relacionados