Ética
DISCIPLINA: ÉTICA EAD - 103
Trabalho sobre Dilemas Morais desenvolvido durante as aulas 4 e 5.
Tema e problema:
A situação proposta para análise: “O possível sacrifício da vida de uma pessoa em benefício à vida de outros” se configura como um dilema moral, pois divide grupos em discussões embasadas no senso comum, mas também em muitos casos, em discussões filosóficas que buscam alicerce no estudo da ética, seja ela utilitarista ou universalista, para justificar suas posições.
Entretanto, o problema que se observa é: qual das duas correntes filosóficas é a mais aceitável. Será que a ética utilitarista é a mais correta, pois é imparcial, e não se importa com os meios para justificar seu fim (bem estar), ou Kant com sua ética universalista que, ao contrário da outra, valoriza o meio, e quando um indivíduo deste meio pratica um ato que prejudique outrem já se anula a ética, pois um ato que prejudique outra pessoa não pode ser universalizado, desta forma, sendo moralmente incorreto? Ou ainda, será que podemos mesclar as duas correntes para encontrarmos um caminho coerente para o que é certo ou errado, ou se podemos ou não privar a vida de uma pessoa em beneficio de outras?
Teoria e os argumentos da posição assumida pela equipe colaborativa:
O grupo se posiciona como refutando a ideia de que a ação do sacrifício relatada no dilema moral possa configurar uma ação legitimamente ética e justa. Para isso o grupo se ancora nos argumentos da ética universalista de Kant, segundo a qual a ação do sacrifício descrita é moralmente incorreta e não ética.
A teoria ética de Kant se centra nas intenções das ações humanas e assim afirma que os fins não podem justificar os meios, a teoria prega como máxima o “imperativo categórico”, no qual uma ação pode ser considerada moralmente ética somente se puder ser universalizada e ser tornada lei. Portanto, uma atitude de indiferença em relação aos