Depuração
1 ) Depuração é uma ferramenta disponibilizada pela maioria das IDEs para facilitar o teste de um código fonte.
Com ele você pode executar seu programa "passo-a-passo" e observar o fluxo dos seus dados dentro das estruturas if/else, switch/case, a quantidade de vezes que se está executando um laço de repetição (for, while, do/while), verificar o valor das variáveis, acompanhar funções, etc.
Dessa forma você consegue descobrir erros lógicos. Pequenos detalhes que podem fazer seus programa não funcionar como deveria.
A depuração é de extrema importância para qualquer programador, e mesmo para os iniciantes já se há esse habito de depuração desde o inicio, acompanhando o código linha-a-linha e fazendo seus cálculos e comparações lógicas no "dedo", ou em um papel ou com sua própria memória.
2 ) Depuração (em inglês: debugging, debug) é o processo de encontrar e reduzir defeitos num aplicativo de software ou mesmo em hardware. É uma ferramenta disponibilizada pela maioria das IDEs que permite ao programador monitorar a execução de um programa, pará-lo e reiniciá-lo, ativar pontos de parada, alterar áreas de memória e, em alguns casos, voltar no tempo. Erros de software incluem aqueles que previnem o programa de ser executado e aqueles que produzem um resultado inesperado.
De forma geral, linguagens de alto nível tornam a depuração mais fácil, pois fornecem mais ferramentas para identificar erros, como o tratamento de exceções. Em linguagens de baixo nível, erros de código podem causar problemas difíceis de serem identificados, como corrupção de memória. Nesse caso, depuradores de memória podem ser necessários.
Para certos tipos de problema existem ferramentas de análise do código fonte, que buscam por erros específicos no código, o que depende da linguagem de programação em uso. Enquanto um compilador se preocupa com a sintaxe do código fonte, tais ferramentas de análise focam a semântica. Um problema geralmente identificável através do código