cromatografia
Pré- laboratório
Iasmin Dionisio Barboza
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Av. Luís Eduardo Magalhães, 1034 – CEP 45028 - 440 – Vitória da Conquista BA iasmindionisiobarboza@gmail.com. 1. INTRODUÇÃO A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. Os principais procedimentos cromatográficos são os seguintes: cromatografia em papel, em camada delgada, em coluna, em fase gasosa, em fase liquida e cromatografia por exclusão de tamanho (GPC).
2. RESULTADOS ESPERADOS
2.1 Cromatografia em coluna: Empacotamento da coluna e separação dos componentes de uma mistura:
Os resultados esperados são a eluição do azul de metileno com o etanol e o alaranjado de metila primeiro com a agua em seguida com a solução aquosa de acido acético. Quando repetido o procedimento deve ser observado a inversão da eluição, ou seja, o alaranjado de metila sai com o etanol enquanto o azul de metileno fica retido na coluna.
Figura 1: Fórmula estrutural do alaranjado de metila
Figura 2: Fórmula estrutural do azul de metileno
2.2 Cromatografia em camada delgada (CCD)
-Muito parecida com a realizada em papel porem conduz a resultados muito mais eficientes de separação.
- O primeiro experimento a ser realizado é a preparação de placas para cromatografia em camada delgada.
Separação de uma mistura dos corantes presentes no extrato do repolho roxo por CCD:
d
Ao termino do experimento deve-se determinar os valores do Rf (razão entre a distancia percorrida pela mancha e a distancia percorrida pelo solvente) e avaliar o efeito da diferença de polaridade dos eluentes utilizados.
Figura 3: Fórmula estrutural da Acetona