Depressão
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 METODOLOGIA 6
4 DEPRESSÃO 7
4.1 Depressão Endógena ou Melancólica 7
4.2 Depressão Psicogênica 7
4.3 Depressão Somatogênica 7
5 CAUSAS DA DEPRESSÃO 8
5.1 Neurotransmissores Alterados 8
5.2 Fatores Genéticos 8
5.3 Doenças Crônicas 8
5.4 Traumas 8
5.5 Eventos Estressantes 8
5.6 Abusos de Álcool e Outras Drogas 8
6 SINTOMAS 9
7 DIAGNÓSTICO 10
8 TRATAMENTO 10
9 CONCLUSÃO 11
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 INTRODUÇÃO
A depressão, também conhecida como transtorno depressivo, é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo e baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. Causada por diversos fatores, entre eles, social, psicológico e ambiental. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento.
2 OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo identificar a depressão para maior âmbito, a fim de investigar suas causas e reconhecer seus sintomas, levando em conta seus fatores prevalentes, e por fim, concluir seu tratamento.
3 METODOLOGIA
Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica na literatura especializada em livros e periódicos. Foram consultadas as bases de dados Scielo e o buscador Google Acadêmico no segundo semestre de 2014.
4 DEPRESSÃO
A depressão é uma patologia que altera o equilíbrio mental, distorcendo a sua visão do mundo, onde a emoção subjuga a razão, assim o humor leva praticamente todas as funções psíquicas a acompanhá-lo parcial ou total para o polo depressivo. Quando estes estados de ânimo interferem no comportamento habitual, fala-se de transtornos afetivos. De acordo com Espinosa (2000, p.75) no que se refere a sua origem, é uma patologia que obtém vários