Depressão
A depressão é diagnosticada através da tristeza, desinteresse pela vida ,a maioria das pessoas tem essa experiência de sentimentos considerado normal, quando acontece algo em sua vida ex: quando morre alguém próximo ou a perda de um emprego ,termino de um relacionamentos ,perda na maioria das vezes. O individuo que esta deprimido acaba tendo uma visão negativa de si próprio, julgam-se sem valor
Mas se tiver esses sintomas, de tristeza desanimo,pessimismo sem causa aparente é precisso procurar ajuda.
Os sintomas variam dependendo do grau da doença:
No caso da depressão ligeira , ansiedade e humor estável e as crises de choro sem razão alguma são os principais sintomas.
Em casos mais graves podem ter sintomas como falta de apetite,dificuldade em dormir,sensação de cansaço, falta de concentração,pensamentos de suicídio, na maioria das vezes se senti melhor quando o dia avança mas pode ter uma recaída no final do dia,se não tratada essa depressão o individuo tende a piorar e pode ficar isolado em cima de uma cama.
Algumas causas aparentes:pode ser através de doenças físicas, desordem hormonal,pode também acontecer por hereditariedade e também esta relacionado com acontecimentos pertubadores como desemprego ou falecimento de algum ente próximo.
Para o tratamento o acompanhamento é fundamental com terapia cognitiva-comportamental é muito eficaz cuja a personalidade e a experiência de vida são a causa principal da doença é chamada de depressão reactiva( o individuo reage a acontecimentos pertubadores).
A eficacia da psicoterapia cognitivo- comportamental tem sido comfirmada nos últimos 20 anos.
A genética contribui apenas 16% para a depressão e que os acontecimentos da vida são as causas mais importantes,para grande maioria.
A Associação Americana de Psiquiatria recomenda a terapia cognitivo comportamental com medicamentos é mais eficaz do que apenas medicamentos.
Os fármacos são formas mais comum