DEPRESSÃO
SERVIÇO SOCIAL
ANALYA DE ARAUJO
DEPRESSÃO
São Félix do Xingu - Pará
2009
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ANALYA DE ARAUJO
DEPRESSÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a obtenção de nota na disciplina de Psicologia Geral. Módulo I.
Orientador: Profª. Lisnéia Aparecida Rampazzo.
São Félix do Xingu – Pará
2009
Levantamento de Informação
Este trabalho foi realizado em São Felix do Xingu-Pa com o intuito de observar o atendimento de pessoas que sofrem de transtornos mentais e tem um Centro de Atenção Psicosocial que é o atual modelo de tratamento no município de pessoas que tem transtorno mental (CAPS). Este centro cento possui uma equipe de profissionais que tem a responsabilidade pelo tratamento dos pacientes. A equipe é composta por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social, técnico de enfermagem, cozinheira e auxiliar de ensino.
O objetivo principal do CAPS é proporcionar a melhoria na condição dos pacientes através de tratamentos, medicamentos psicoterapia e uma oficina terapêutica, atualmente a unidade do CAPS do município tem mais ou menos 190 pacientes um numero maior do que no ano de 2008 que tinham 30 apenas. Depressão e neoliberalismo
Tendo em vista o grande número de indivíduos acometidos por depressão nos dias atuais, este estudo vem contribuir para o entendimento deste fenômeno ao buscar relações existentes entre o mesmo e o neoliberalismo, modelo político-econômico em vigência, por meio de um referencial psicanalítico e histórico-social. Tem, também, como propósito uma reflexão sobre a prática do psicólogo. Para isso, realizou-se uma análise acerca da atuação dos fatores sociais na constituição da saúde mental dos indivíduos.
Pode-se