trabalhos
Elitismo ou teoria das elites É uma vertente da ciência política baseada no princípio minoritário, segundo o qual o poder político está sempre nas mãos de uma minoria, bem ajustado
A igualdade política tornou – se possível com ideia de representação, os cidadãos são considerados iguais politicamente porque todos podem participar da disputa pelos cargos públicos e porque o voto na eleição dos representantes possui o mesmo peso.
Democracia e ditadura ou os descaminhos da cidadania no Brasil
A partir dos estudos de Marshall (1977) cidadania é caracterizada como direitos do povo e esses direitos são divididos em direitos civis, políticos e sociais. Sendo que o primeiro refere o direito de ir e vir, liberdade de expressão e de crença, direito a propriedade e a justiça. O segundo garante a participação do povo no governo; direito de votar e ser votado. Já o direito social garante a sociedade direito a saúde educação e o direito a assistência social.
A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformando frente às dominações, seja do próprio Estado ou de outras instituições.
A democracia participativa na constituição de 1988.
Os anos de 1970 e principalmente de 1980 foram de grande efervescência na esfera pública. Foram anos de luta social e culminaram na promulgação de uma nova constituição em 1988. Pela primeira vez, no Brasil, a Constituição proíbe expressamente qualquer tipo de censura a qualquer direito.
As inovações de 1988 possibilitam a nós, cidadãos brasileiros, participarmos da vida política de forma mais efetiva, propondo diretamente legislação, defendendo, individual ou coletivamente, nossos direitos, ou ainda deliberando e controlando as políticas publicas, diretamente ou através de outros participantes, que não os