depressão no trabalho
O diagnóstico depressivo tem como principais sintomas tristeza, desânimo, agitação e ansiedade demonstrados em excesso. O quadro também pode ser diagnosticado diante da perda de memória e da concentração, além de insônia e perda do apetite. A doença atinge, principalmente, profissionais que realizam na rotina do dia-a-dia serviços extremamente operacionais e mecânicos. Para o médico psiquiatra Demétrio Romão Torres, o ambiente de trabalho pode se constituir numa das causas da depressão.
O tema exposto se mostra polêmico, haja vista que para alguns, a origem da depressão se encontra em fatores orgânicos; outros, por sua vez, avaliam a origem da doença como sendo exclusivamente de caráter psicológico. A fim de esclarecimento, destaco a definição de acidente de trabalho na Lei 8.213/91, qual seja: “Art. 19 Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”. Assim, entende-se que além dos acidentes típicos de trabalho, também as doenças adquiridas pelos empregados no decorrer de suas atividades laborais, são equiparadas a acidentes de trabalho.
Existe a diferenciação entre doença profissional e doença do trabalho, sendo aquela peculiar à profissão exercida pelo trabalhador, bastando para ser caracterizado o acidente de trabalho, haver a comprovação do desempenho da atividade e o agravamento da doença laboral. Apesar da