depressaão
Os sintomas de delírios causam na pessoa um falso juízo da realidade, produzidos de maneira patológica. Para melhor exemplificar, a pessoa acredita que está sendo perseguida por outros que lhe querem fazer algum mal, prejudicá-lo e até matá-lo, passando a ter visões diversas envolvendo policiais, bandidos, vizinhos, ou até mesmo os familiares. Também, costumam pensar e acreditar que podem ler o seu pensamento. Pode ser um delírio de ciúme, em que a pessoa tem certeza de estar sendo traído, assim como tantos outros sintomas.
As alucinações são alterações do senso de percepção. Tudo que está ao nosso redor, percebemos por meio dos nossos cinco sentidos, a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato. Quando acontece uma alteração cerebral, passamos a perceber coisas que na verdade não existem, como ouvir vozes de pessoas conversando, sendo que não há ninguém falando. O mesmo funciona para os demais sentidos, podemos ver coisas que não estão lá, sentir cheiros e gostos desagradáveis, além de sentir toques ou beliscões que não existem. Não é que a pessoa está imaginando uma voz ou outra sensação, ela realmente está ouvindo, mas essa é uma produção do cérebro doente.
O surto psicótico está presente em algumas doenças mentais, como a esquizofrenia, o transtorno psicótico breve, o transtorno bipolar, a depressão grave, a demência, entre outros.
Fatores desencadeantes do desenvolvimento do surto psicótico podem ter uma base genética, ou seja hereditariedade e uma base ambiental, pessoas que vivem sobre ambiente de estresse, uso de drogas e também podem não apresentar nenhum fator de desenvolvimento identificado. Porém, todos precisam de tratamento.
Geralmente o primeiro surto psicótico acontece no final da adolescencia e início da vida adulta.
´E de fundamental importncia, diagnosticar a