Bullying: Violência Nas Escolas
O meio escolar e social é composto por momentos e atitudes que levam à Violência Escolar, assim como: problemas em casa, baixo auto-estima, influência de amigos e gangues, falta de estrutura familiar, de condições financeiras e de um bom relacionamento com os pais e professores. Nos últimos anos, caso de bullying que também e uma violência escolar vem crescendo e passou a ocupar a atenção das mais variadas esferas da sociedade e a preocupar as autoridades governamentais. Mais o maior culpado disso tudo e o próprio do governo, que vendo tudo isso acontecendo a anos não toma nenhuma atitude, não dá preparo as escolas e professores para esses casos.
A violência nas escolas é comum na maior parte do Brasil. O preconceito contra raças, tribos e étnicas também é um dos motivos de Bullying, estas atitudes não devem ser ignoradas pelo professor, diretor e outros funcionários da escola. Bullying não é brincadeira, por isso pais e professores devem conhecer mais sobre os comportamentos de bullying. As escolas devem fazer é incentivar o trabalho em grupo e interação com a comunidade. E orientar os alunos para que eles tenham uma boa conduta.
Concluímos que a família e a escola têm o papel fundamental em prevenir o bullying. Ambas devem agir com atitudes pontuadas no amor, no diálogo, na justiça e na solidariedade. As escolas deveriam desenvolver projetos anti-bullying nas instituições escolares com ajuda de pais e professores já que o governo não toma nenhuma atitude. Sendo assim se agirmos contra o bullying com o apoio da sociedade podemos diminuir o índice de violência em nossas escolas.