DEPRESS O E AS DOEN AS CARDIOVASCULARES
Hugo Leonardo Rodrigues Soares,
Rudy Alves CostaH,
Evandro Tinoco MesquitaHH
Palavras-chave: Depressão. Medicina Psicossomática. Doenças cardiovasculares.
INTRODUÇÃO: A medicina psicossomática é uma área da prática médica voltada à investigação científica envolvendo a relação entre fatores psicológicos e fenômenos fisiológicos em geral e a patogênese de doenças específicas. Esta abordagem considera o paciente como um ser biopsicossocial, uma medicina integrativa e holística A associação entre depressão e doença não psiquiátrica é comum. Os sintomas depressivos associados com doenças médicas variam, mas são essencialmente os mesmos da depressão clínica. O grau de depressão varia desde um leve transtorno de ajustamento a um transtorno depressivo maior severo. A queixa psiquiátrica pode ser uma manifestação de doença ou resultar dos sintomas de uma doença cardiovascular (dor torácica) e estará a cargo da interpretação do médico.
Isso ocorre com freqüência com os mais idosos. Muitos medicamentos, bem como doenças médicas comumente produzem depressão. Entre 20 a 30% dos pacientes cardíacos manifestam um transtorno depressivo; uma percentagem ainda maior apresenta sintomatologia depressiva quando usadas escalas de auto-relato. Os sintomas depressivos após um infarto prejudicam a reabilitação e associam-se a taxas mais altas de mortalidade e morbidade clínica.
OBJETIVO: Esta revisão objetivou atualizar os recentes conceitos sobre a interação mente-coração para os profissionais de saúde que atuam com cardiopatas.levando-se em consideração a interface Psiquiatria, Cardiologia e a
Medicina Psicossomática.
METODOLOGIA: Em se tratando de uma pesquisa bibliográfica o trabalho realizou o esclarecimento dos possíveis mecanismos fisiopatológicos relacionados às doenças cardiovasculares e a depressão (eixo biopsicossocial).
RESULTADOS E CONCLUSÕES: Avanços na psiquiatria biológica permitiram a descoberta de numerosas alterações