Depreciação
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA MECÂNICA
DEPRECIAÇÃO
ENDIRA MARIA ARAÚJO PEREIRA
RAFAEL BEZERRA CAVALCANTI
SAMUEL SIMÕES OLIVEIRA
PAULO CÉSAR SALES DA SILVA
Disciplina: Análise de investimentos
Professor: Celso Rosendo Bezerra Filho
CAMPINA GRANDE - PB
2015
introdução
Em todas as análises econômicas no mundo real, a consideração do imposto de renda é muito importante para seu sucesso. Até aqui na disciplina de Análise de Investimentos nós nos deparamos com diversos problemas de engenharia econômica que não incluíam aspectos mais realistas, devido à simplificação dos problemas. Porém se quisermos realizar uma análise mais acurada, devemos saber como os impostos são fixados e como são realizados os cálculos. Depreciação é um conceito muito importante no imposto de renda, quando realiza-se a taxação de bens de capital. Bem vagamente, podemos dizer que ela consiste na diminuição de valor de um ativo durante sua vida útil, seja devido ao uso, seja devido ao tempo, ou até por obsolescência. Isso será muito importante quando um contribuinte que possuir bens de capital for pagar seu imposto de renda: ele vai querer depreciar o máximo possível seu item, de forma que ele consiga uma grande dedução no seu imposto. É por isso que a depreciação entra no cálculo do imposto de renda.
O presente trabalho apresenta de forma concisa alguns dos métodos de depreciação segundo a legislação americana. Entre estes métodos, uns são bastante utilizados, enquanto outros, por outro lado, são raramente utilizados, como veremos mais adiante.
1 definição
Define-se formalmente depreciação sob três visões, são elas: - Declínio do valor de mercado de um bem; - Declínio do valor de um bem para o seu possuidor; - Alocação sistemática do custo de um bem dividido por sua vida sistemática.
A última delas, se baseia sob um ponto de vista contábil.
Sucintamente existe equivalência