Dependencia química
Podemos considerar a epidemiologia dos transtornos mentais no Brasil, que mostraram que 6% da população apresenta transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas e 12% necessitam de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual (BRASIL, 2007).
O II Levantamento Domiciliar sobre o uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil (2005) nos mostra que 22,8% já fizeram uso de drogas na vida, observa-se também que 1/3 da população masculina de 12 a 17 anos já tratamento para dependência de droga (CARLINE et al, 2005).
Diante de todos esses dados podemos observar de a importância da realização de ações educativas com jovens afim de trabalhar a prevenção e promoção de saúde.
2. OBJETIVOS DO PROJETO
Acontecerá nos dias:
Hora:
Quantidade de alunos:
Juntamente com a direção e coordenação da escola elaborar uma gincana entre os alunos de cada turma, estimulando-os com prêmios ao fim da competição, onde os alunos estarão aprendendo, conhecendo as drogas sem ter a necessidade de experimentá-la para saber o que é e qual a sensação que ela pode trazer. A gincana terá seu encerramento em forma de feira, onde as notas serão dadas pelos visitantes, durante a passagem pelas barracas.
Como alunos de pós – graduação em Dependência Química, estaremos orientando e ajudando os alunos a respeito de pesquisas e dúvidas que possam surgir.
Tarefas a serem realizadas durante a gincana:
• Cada equipe