departamentalização
Conceito O desempenho departamental constitui uma característica fundamental da estrutura de uma organização, partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes.
TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL Departamento formado por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.
Vantagens: Incentiva a especialização técnica. Melhora a coordenação intradepartamental. Orienta as pessoas para uma atividade especifica. Tomada de decisão é mais independente.
Desvantagens:
Demora no reconhecimento de melhorias. Redução nas oportunidades de carreira. Dificuldade na busca de determinado produto ou serviço. Elevados custos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES É a organização a responsável pela abordagem divisional, envolvendo a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de cliente.
Vantagens: Decisões internas são rapidamente tomadas. Focalização é exclusivamente no cliente. A focalização do cliente externo torna a organização mais atenta as mudanças.
Desvantagens:
Deferente maneira de organização nos sistemas internos. Produtividade e eficiência podem se tornar secundários. Duplicidade de esforço e recurso, provocando maior custo.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA Realiza abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica.
Vantagens: A organização é mais voltada a percepção dos mercados e produtos de cada área. Estratégia útil quando as situações externas favorecem. Responsável por cada área toma suas decisões de acordo as condições da área. Cada