Departamentalização
( F ) A departamentalização por função agrupa todas as atividades associadas a produtos individuais ou grupos de produtos.
( V ) Delegação é o processo por meio do qual o gerente atribui uma parte de sua tarefa àqueles que se reportam a ele.
( F ) No arranjo por projetos, as atividades e as pessoas recebem atribuições fixas.
( V ) Responsabilidade pode ser definido como o direito de se designar o que, e se necessário, como, por que, quando e por quanto - deve ser realizado na empresa.
( F ) Considera-se descentralizada a estrutura organizacional com pouca distribuição de poder, tipo de estrutura que beneficia os níveis hierárquicos mais baixos.
2 - Uma estrutura organizacional define como são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas as tarefas e cargos. (ROBBINS, 2000, p.171) A estrutura é representada por um gráfico denominado:
a) Gráfico de Gantt
b) Organograma
c) Fluxograma
d) Ergonograma
3- A descentralização ocorre quando o pessoal de nível inferior fornece subsídios ou é de fato dotado de arbítrio para tomar decisões. (ROBBINS, 2000, 177) Já a formalização diz respeito:
a) Ao grau de padronização dos documentos na organização.
b) Ao grau de padronização dos trabalhos na organização.
c) Ao grau de padronização dos líderes na organização.
d) Ao grau de padronização das equipes na organização.
4 - Departamentalização é o agrupamento dos cargos de forma que as tarefas comuns possam ser coordenadas. Historicamente, um dos modos mais difundidos de agrupar atividades é pela função desempenhada. (ROBBINS,2000,173) Sobre departamentalização é correto afirmar que:
a) A departamentalização funcional pode ser utilizada em todos os tipos de organizações, mas as funções mudam para refletir os objetivos e as atividades da organização.
b) A departamentalização funcional não pode ser utilizada em todos os tipos de organizações, mas as funções mudam para refletir os