DEPARTAMENTALIZAÇAO
Departamentalização é a especialização horizontal, isso ocorre quando há necessidade de um maior número de órgãos (departamentos) especializados num mesmo nível hierárquico para facilitar a organização do trabalho e dar eficiência às atividades.
Departamentalização é o agrupamento das atividades e correspondências recursos (humanos, matérias e tecnológicos) em unidades, de acordo com um critério específico de homogeneidade. A departamentalização é uma característica típica das médias e grandes organizações e é diretamente relacionada com a complexidade das operações.
04 princípios da Departamentalização:
- Maior uso: o departamento que utiliza mais uma atividade deve tê-la sob sua jurisdição;
- Maior interesse: o departamento que tiver mais interesse sob uma atividade deve supervisioná-la;
- Separação do controle: as atividades de controle devem ser autônomas, independentes e separadas das atividades que estão sendo controladas;
- Supressão da concorrência: eliminar a concorrência entre departamentos.
Critérios (tipos) de Departamentalização:
1) Departamentalização por Função (funcional)
É a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o principio da especialização. A Departamentalização Funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim, todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos: todo o pessoal de vendas, de contabilidade, de compras e assim por diante.
Vantagens
. Agrupa vários especialistas em uma mesma unidade;
. Simplifica o treinamento e orienta as pessoas para uma função especifica, concentrando sua competência e habilidades técnicas;
. Permite economia de escala pelo uso integrado de pessoas, maquinas e produção em massa;
. Indicada para situações estáveis, tarefas rotineiras e para produtos ou serviços que permaneçam longos ciclos sem mudanças.