Dentro da Noite Veloz - Ferreira Gullar
Trabalho final da disciplina FUNDBRAS I, apresentado ao professor Luis Alberto Alves. Curso de Graduação da Faculdade de Letras da Universidade do Federal do Rio de Janeiro.
UFRJ/Faculdade de Letras 2014
------------
O poeta Ferreira Gullar (1930), também é crítico de arte e ensaísta brasileiro. Nascido em Maranhão, abriu caminho para a "Poesia Concreta", com o livro "Luta Corporal". Também liderou e organizou o movimento literário "Neoconcreto". No início da década de 60 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde participou do Centro Popular de Cultura, já não existente da União Nacional do Estudante. Em 1976, publicou o "Poema Sujo" e "Dentro da Noite Veloz", escrito em 1975, enquanto estava exilado em Buenos Aires. Essa obra acaba por representar a solução dos problemas vividos por todos os intelectuais do período, que viram seus ideais "populistas" serem sufocados pela ditadura em 1964.
Através da obra de Gullar, podemos obter informações claras sobre aspectos importantes do nosso país. Facilmente ao analisar seu trabalho, quase podemos sentir as angústias, sonhos, ilusões do povo brasileiro durante o Golpe de 64.
Gullar que passou pelo esteticismo de 45, pelo concretismo e Neoconcretismo, cepecismo. levando a definição de um poeta populista ( que é um termo muito discutido), nos demonstra que além de engajado, sempre esteve em busca de fazer a diferença. Justo a ele a denominação de "o último grande poeta brasileiro" e "a última voz significativa da poesia".
Ao analisarmos algumas obras de Gullar, podemos sentir