dentistica
?
SISTEMAS ADESIVOS
Aplicação clínica e conceitos atuais
OSWALDO SCOPIN DE ANDRADE*
SIDNEY KINA**
RONALDO HIRATA***
INTRODUÇÃO
O conceito de adesão dos materiais odontológicos ao substrato elemento dental é baseado na criação de uma interface ácido resistente que suporte as situações adversas da cavidade bucal, mimetizando assim o dente natural íntegro.
No elemento dental o esmalte e a dentina, duas estruturas de características físicas diferentes, se interagem entre si para formar uma estrutura única que suporta ao longo de sua vida útil as mais adversas situações desde estresse físico a variações térmicas. O esmalte extremamente rígido, sem o
*
Fata titulação
** Fata titulação
*** Fata titulação
2
SECÇÃO
?
Prótese • Estética Dental
suporte da dentina, pode fraturar-se. Com isso uma estrutura com resiliência maior, que se deforma com maior facilidade, como a dentina, pode absorver o estresse evitando a fratura do dente. Seguindo esta linha de pensamento e com a evolução dos procedimentos adesivos, a literatura tem mostrado a capacidade que certos materiais têm em substituir o esmalte e a dentina6. Dessa forma, analisando materiais odontológicos que tenham adesão à superfície dental e características físicas semelhantes às estruturas que compõem o elemento dental, pode-se indicar os mesmos para a substituição da estrutura perdida. Por analogia, estruturas que mimetizem a estrutura dental em características físicas e tenham união efetiva entre elas, podem funcionar como substitutos da dentina e do esmalte17.
No dente íntegro, unindo duas estruturas de características totalmente diferentes, existe a junção amelo-dentinária que é uma interface complexa que tem a função de proteção da estrutura dental. Recentes estudos mostram que trincas e fraturas que se propagam dentro do dente íntegro nunca ocorrem na linha da junção e sim transversal a ela17. Esse fator mostra a importância da íntima união entre duas estruturas com características físicas