DENT STICA
Dentística:
1) Qual a finalidade da forma de retenção em um preparo cavitário?
A forma de retenção, é a forma dada à cavidade para que seja capaz de reter a restauração, evitando o seu deslocamento.
2) O que é calor friccional?
É a grande parte da energia cinética da broca, que em contato com o dente, se transforma em calor. Esse calor friccional pode afetar as estruturas do dente, principalmente a polpa. Por isso, o calor friccional demonstra claramente a necessidade de refrigeração durante o preparo cavitário.
Calor friccional: é a energia cinetica transformada em calor emitida pela broca
3) De que maneira podemos conseguir retenção e estabilidade da restauração em preparo de cavidade classe II?
Todos os princípios que regem a forma de resistência também são validos para a forma de retenção, ou seja, paredes circundantes da cavidade convergentes para oclusal, paredes pulpar e gengival planas, e paralelas entre si e perpendiculares ao eixo longitudinal do dente, ângulo cavossuperficial de 90 graus. Paredes vestibular e lingual da caixa proximal devem ser convergentes para oclusal pois expõe em menor grau a restauração às forças mastigatórias. Em classes simples, a profundidade maior que a largura vestíbulo-lingual já torna a cavidade retentiva, e se a profundidade for menor que essa largura devem ser providenciadas retenções mecânicas adicionais internas determinadas em dentina. Em cavidades compostas e complexas podem ser adicionadas cauda de andorinha e sulcos proximais e pinos metálicos para proporcionar maior retenção e estabilidade da restauração.
4) Qual a finalidade do angulo cavossuperficial ser 90 graus em preparos cavitarios de classe I e II?
O ângulo cavossuperficial em preparos de classes I e II deve ser nítido, sem bisel e formando 90 graus, pelo fato de o material restaurador amalgama ter baixa resistência de borda. 5) Quando pode estar indicado o preparo de cavidade tipo slot horizontal e como ele é feito? O slot