DOCUMENTO DE ARAX
DOCUMENTO DE ARAXÁ
DOCUMENTO DE ARAXÁ
Esse documento foi muito importante, pois foi uma das primeiras iniciativas de teorização do Serviço
Social, onde se identificou entre outras coisas a natureza, objetivos, funções, metodologia, vinculação, entre a teoria e a prática. Pode se identificar também que há uma problemática quanto a definição da identidade do Serviço Social, possui competências.
O Documento possui as seguintes partes:
Atuar no processo de criação.
Reformulação e adequação das políticas sociais, proporcionando acesso da demanda que dela necessite.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A
NATUREZA DO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social não alcançou algumas expectativas satisfatórias para o homem e eles questionavam se o Serviço Social era uma ciência autônoma. Assim se definia como ciência social aplicada, pois se aplicava na psicologia, sociologia, antropologia, economia, política etc.
Nesta intervenção o Serviço Social atua a base das inter-relações no binômio indivíduo-sociedade. Sua teorização se processa a partir da “praxis”, isto é, a pesquisa do Serviço Social que identifica os princípios inerentes a sua prática e sistematiza sua teoria.
OBJETIVO DO SERVIÇO
SOCIAL
A distinção entre objetivo remoto do Serviço Social e seus objetivos operacionais (Identificar e tratar problemas ou distorções residuais que impedem indivíduos, famílias, grupos, comunidades e populações de alcançarem padrões econômicos-sociais compatíveis com a dignidade humana, estimular a continua elevação desses padrões), se entendem como fins imediatos e intermediários (Objetivo remoto seria o provimento de recursos indispensáveis ao desenvolvimento, a valorização e a melhoria de condições de ser humano, pressupondo o atendimento dos valores universais e a harmonia entre esses e o valores culturais e individuais).
METODOLOGIA DE AÇÃO DO
SERVIÇO SOCIAL
Os princípios básicos e postulados que fundamentam a metodologia de ação são:
Autodeterminação.