TCC CURSO DE EST TICA GL
PIRACICABA
2014
2
PIRACICABA
2014
3
PIRACICABA
2014
4
PIRACICABA
2014
5
PIRACICABA
2014
6
INTRODUÇÃO
1) REVISÃO DA LITERATURA
1.1) ANATOMIA DO TECIDO:
O tecido adiposo é uma forma especializada de tecido conjuntivo, formado por células chamadas adipócitos. Podem encontradas de forma isolada em pequenos grupos.
Existe dois tipos de tecido adiposo identificáveis pela estrutura, localização, cor, função, inervação e vascularização de suas células, assim classificados em tecido adiposo amarelo e tecido adiposo pardo (BORGES, J.L. 2011; BIEL, A.F. 2013).
As gorduras contidas no interior dos adipócitos representam um armazenamento de gorduras nutricionais, assim representando um armazenamento de energia principalmente em períodos em jejum prolongado. O abdômen consiste de tecido mole contido no interior de paredes predominantemente musculares, suas únicas características ósseas são os limites, superior e inferior e posteriormente a coluna vertebral (BORGES, J.L. 2011).
O acumulo localizado de tecido adiposo é denominado lipodistrofia, com significado de desaparecimento simétrico de gordura subcutânea (FAÇANHA, R. 2003; COSTA,
R.B. ET AL 2012).
Frequentemente o deposito de gordura corporal total é mais alta durante o inverno, quando a gordura subcutânea serve de como isolamento contra o frio. Assim no verão o peso e gordura declinam em resposta a um aumento de gasto de energias e diminuição do apetite (BORGES, J.L. 2011).
A adiposidade localizada é o acumulo de células gordurosas em áreas especificas, resistentes a dietas alimentares e exercícios físicos estão relacionadas ao número de adipócitos (BORGES, J.L. 2011; SILVA, R.C.S.; BEGIDO, G.R. 2008).
PIRACICABA
2014
7
Figura1: Tecido adiposo
Figura 2: Gordura Subcutânea
(Figura1:Tecido adiposo, figura 2: gordura subcutânea. Fonte: O livro do corpo humano, Steve Parker; prefácio por professor Robet Winston).
1.2) GORDURA LOCALIZADA:
O adipócito é basicamente composto na proporção de 20% de