densitometria
INTRODUÇÃO
A densitometria óssea é um método moderno, rápido e preciso que tem como principal finalidade medir a densidade e a quantidade de minerais dos ossos para diagnóstico da osteoporose. O exame também pode ser utilizado para medir a gordura e massa corporal.
É um procedimento rápido e indolor para a medição da densidade mineral óssea. Com ele, essa medição é feita na parte inferior da coluna vertebral, antebraço e nos quadris.
OBJETIVO DO EXAME.
O objetivo principal é avaliar e auxiliar no tratamento da osteoporose (doença caracterizada por baixa massa óssea e desarranjo da arquitetura do tecido ósseo), indicando a probabilidade de fraturas. Os ossos mais afetados pela osteoporose são o fêmur, a coluna, a pelve e o punho e, por isso, essas são as partes mais visadas na obtenção das imagens para diagnóstico. Contudo, a densitometria óssea é também utilizada no diagnóstico e acompanhamento de casos de osteopenia e de outras enfermidades ósseas.
A DENSITOMETRIA ÓSSEA É USADA PARA:
Mensurar a DOM (Media de Conteúdo Mineral Ósseo em uma área)
Detectar perda óssea
Estabelecer o diagnostico de osteoporose
Avaliar o risco individual de fraturas
Avaliar a resposta à terapia de osteoporose
INDICAÇÕES
Todas as mulheres em fase de pré-menopausa, menopausa e pós menopausa;
Todas as mulheres com 65 anos ou mais, com ou sem fatores de risco adicionais;
Mulheres que fazem terapia de reposição hormonal por períodos prolongados;
Homens e mulheres que fazem uso de hormônios tireoidianos, corticosteróides e medicamentos anticonvulsivantes;
Crianças, quando há necessidade, de acompanhar o desenvolvimento ósseo em doenças osteometabólicas e regimes dietéticos para emagrecimento;
Atletas ou pessoas que desejam saber sua gordura e massa corpórea.
CONTRA-INDICAÇÕES
A densitometria óssea é contra-indicada se procedimentos de controle da qualidade e padronizações não forem mantidos para assegurar