Densidade real dos grãos
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ENGENHARIA CIVIL
HUGO DEMAY
JOÃO CARLOS BUENO
JORGE LUIS
MOACYR BAPTISTA
WANDERSON SIQUEIRA
ENSAIO DE DENSIDADE REAL DOS GRÃOS
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO
CURITIBA
2015
HUGO DEMAY
JOÃO CARLOS BUENO
JORGE LUIS
MOACYR BAPTISTA
WANDERSON SIQUEIRA
ENSAIO DE DENSIDADE REAL DOS GRÃOS
Relatório apresentado a disciplina de Mecânica dos Solos do Curso de Engenharia Civil do Departamento Acadêmico de Construção Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Orientador: Prof. D.Sc. Ronaldo Luis S. Izzo.
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 OBJETIVO 4
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFIA 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 MATERIAIS 5
3.2 METODOLOGIA 6
4 RESULTADOS 6
5 CONCLUSÕES 9
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
O peso específico dos grãos (Gs), também conhecido como densidade real, é uma numero adimensional que representa a relação entre o peso específico do solo e o peso específico da água. Ao ver de Braja (2011), para os cálculos de mecânica dos solos se faz necessário a determinação do peso específico, o qual é parâmetro para classificação do solo.
Como se sabe a densidade é uma propriedade intrínseca do material, portanto, independe da quantidade de elemento ensaiado, desde que o ensaio seja feito nas mesmas condições de temperatura e pressão, a densidade será a mesma. Através do ensaio em laboratório com o picnômetro, regulamentado pelas normas: NBR 6508 (ABNT – MB - 28); DNER – DPT - M 93-64; AASHO T 100-54 e ASTM D 854-58, foi possível obter dados para determinação da densidade real.
Tendo como base os dados calculou-se a densidade real do solo estudado. Com obtenção dos resultados, foi possível realizar as analises e conclusões, as quais estão apresentadas nesse relatório, assim como a metodologia empregada na execução do ensaio.
1.1 OBJETIVO
Este