Densidade de um líquido - Física Experimental
Turma: PT7
Curso: Engenharia de Controle e Automação – Noturno
Objetivos:
Determinar a densidade de um líquido através do Princípio de Arquimedes.
Introdução:
O princípio de Arquimedes diz que “todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”. Podemos ilustrar o empuxo pela seguinte equação: E =
, em que é a densidade do fluido, g é a aceleração da gravidade e V é o volume do fluido deslocado pelo objeto.
Desta forma, se considerarmos o objeto pendurado em um dinamômetro e em seguida colocarmos esse objeto imerso em um líquido, a leitura do peso no dinamômetro é diferente nos dois casos. Nessa situação temos que: P’ = P - . VL . g , em que P’ representa o peso do objeto imerso no líquido (peso aparente); P representa o peso real do objeto; é a densidade do líquido (g/cm3); VL é o volume de líquido deslocado(cm3), que corresponde ao volume do objeto; e g é a aceleração da gravidade (m/s2).
Parte experimental:
Materiais utilizados:
Cilindro de alumínio graduado;
Dinamômetro;
Recipiente transparente contendo líquido de densidade desconhecida;
Haste com suporte;
Paquímetro;
Procedimentos:
01. Iniciamos a experiência determinando o peso e o volume do cilindro de alumínio. Com o peso pendurado no dinamômetro e fora do líquido, foi registrado o seguinte valor, considerando que a incerteza apresentada pelo instrumento utilizado é de 0,005N:
P = 0,845N ± 0,005N
O volume(V) de um cilindro pode ser calculado por: V = ABASE . h (altura). Assim, com auxilio do paquímetro, obtivemos os seguintes resultados, considerando que a incerteza apresentada pelo instrumento utilizado é de 0,005mm:
Tabela 1: Medidas do cilindro considerando a incerteza.
Maior
Menor
Diâmetro
23,45mm
23,35mm
Altura (h)
77,05mm
76,95mm
VMAIOR =
VMENOR =
Assim:
Desvio Padrão =
02. Mergulhamos o cilindro,