Densidade de gases
Setor de Ciências Exatas
Departamento de Química
CQ050 - Físico-Química Experimental I
DENSIDADE DE GASES
Bancada: 04
Data da Aula: 21/08/2014
CURITIBA
2014
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO
Densidade é a relação entre uma grandeza e o espaço ou o volume. É definida como a massa da matéria e um volume. Essa grandeza pode ser medida através da equação d=m/v. Nos gases, porém, a determinação é realizada de outra maneira, pois assume-se que o gás se comporta como ideal, ou seja:
- as moléculas são esféricas;
- não há forças de atração ou repulsão;
- o movimento é desordenado;
- o choque entre as moléculas é perfeitamente elástico
A lei dos gases ideiais é dada por pV=nRT, e consideramos que os gases são considerados como ideais.
Para ajudar a entender mais sobre o comportamento dos gases reais, usa-se a Equação de Van der Waals, que possui uma aproximação melhor para comportamento de gases em condições que ocorrem interações entre partículas.
Objetivo: Determinar a densidade do gás CO2 que é liberado pela reação do bicarbonato contido no Sonrisal com o H+, também proveniente do comprimido, quando colocado em água destilada no tubo de ensaio:
HCO3-(aq)
CO32- + H+(aq) CO2(g) + H2O(l)
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1) Adicionar água destilada em um tubo de ensaio até 1/3 do seu volume e, em seguida, pesou-se o conjunto e sua respectiva massa foi anotada.
2) Em um papel alumínio, pesou-se a massa de 1/4 Sonrisal a ser utilizada.
3) Em uma cuba foi adicionada água até 2/3 de seu volume.
4) Numa proveta completar o volume total com água e então introduzi-la virada de ponta-cabeça dentro da cuba, tomando cuidado para que não entrassem bolha.
5) Em uma extremidade de uma mangueira foi conectada a rolha e na outra extremidade foi colocada no interior da proveta, para que o gás armazenado na proveta.
6) No tubo de ensaio adicionou-se o Sonrisal