gorgias
Sócrates e Platão são respectivamente mestre e discípulo e mantendo sempre acordo sobre as problemáticas filosóficas. Sócrates e Platão valorizavam a argumentação. O método que privilegiavam em filosofia, como procura da verdade era o diálogo argumentado por perguntas e respostas, a que Platão chamou dialética. Admitiu também os discursos contrários ou antilogias, em que cada um dos intervenientes, defende o seu ponto de vista perante terceiros. Mas a sua preferência foi claramente o diálogo, uma vez que a sua obra foi quase inteiramente escrita em diálogo.
O diálogo Górgias é um exemplo da referida preferência de Platão.
Neste diálogo, Sócrates é personagem principal, o filósofo defensor da dialéctica como via para a procura da verdade.
O seu interlocutor é Górgias um sofista cético defensor da retórica.
1.questão
1ª Parte, Górgias ao ser inquirido por Sócrates sobre a diferença entre a persuasão que origina a ciência, conhecimento seguro, dos especialistas e a persuasão que faz nascer a crença saber inseguro, utilizado nas disputas em tribunal e nas assembleias, concorda ou discorda da existência de dois tipos de persuasão. Justifique a sua resposta.
2ª Questão
2ª Parte, do excerto Górgias, discorda ou concorda com Sócrates acerca da definição da retórica . Justifique a sua resposta.
Para Górgias a retórica possui todos os poderes, pois pode até ser mais persuasiva do que a arte dos especialistas, no exemplo do texto dos médicos. No entanto a retórica sendo uma arte da competição deve ser usada com justiça e não para praticar o mal.
3ª Questão
3ª Parte do excerto, Sócrates apresenta a crítica platónica da retórica. Enuncie o exemplo, que no texto argumentativo de Platão põe em causa ou refuta a credibilidade da retórica de Górgias
4ºquestão
Ainda na 3ª parte do excerto como define, Platão, a retórica?
5ª Questão
4º Parte, do excerto