Densidade de fluidos
Laboratório de Física II
Experimento: Verificando a Densidade dos Fluidos
Turma: Engenharia Civil/ Engenharia de Produção Mecânica
Sub.Div.da Turma:
Periodo:
Professor:
Relatório nº 03 – 2012/01.
Verificando a Densidade dos Fluidos
Objetivo.
* Compreender as aplicações práticas de hidrostática; * Compreender os principais teoremas e princípios; * Aplicar o princípio de Stevin para determinar a densidade de fluidos
Fundamentação teórica
A densidade é das propriedades que caracterizam uma substância, cada material possui densidade diferente, por isso que ela é classificada como uma propriedade específica.
A Densidade de um objeto é calculada pela divisão da massa desse objeto por seu volume, assim temos:
Densidade =
A densidade dos sólidos e líquidos são, normalmente expressas em g/cm³. Os gases são muito menos densos do que os outros estados da matéria, por isso é melhor expresso em g/dm³.
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
No caso da água(polar) e do óleo (apolar) elas não se misturam pois são de polaridades diferentes. A água, apresenta em sua estrutura um pólo negativo, localizado no oxigênio, e pólos positivos nos hidrogênios. Devido esta característica polar, a água tende, na maioria das vezes, a interagir com moléculas que apresentam pólos definidos em sua estrutura, o que não é o caso do óleo que tem característica apolar constituído de átomos de carbono e hidrogênio; a extremidade polar é solúvel em água (hidrófila - que tem afinidade por água). A parte apolar é insolúvel em água, e denomina-se hidrófoba ( que tem aversão por água e afinidade por óleos e gorduras), mas é evidentemente solúvel em solventes apolares por isso que não se misturam.