Densidade de um Fluido
EMPUXO E PESO APARENTE PARA DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE UM FLUIDO
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET833 - FÍSICA EXPERIMENTAL II. Turma: P03.
Professor: Milton Schivani
HUGO LEONARDY DANTAS LIMA (201120365)
ILHÉUS – BAHIA
2013
1. Introdução
Mergulhando um corpo em um fluido, é notável que este provoque uma variação de volume no local onde o mesmo se encontra, este copo desloca o fluido (neste caso, a agua), ou seja, as forças que deslocam o fluido, são originadas pela diferença entre as pressões exercidas pelo fluido sobre o corpo. Este corpo ficara sujeito a uma força vertical para cima, a qual é originada pela diferença entre as pressões nas suas partes superior e inferior.
Esta força de direção para cima que atua sobre o corpo é a força de empuxo. Segundo o principio de Arquimedes, a força de empuxo tem a mesma intensidade do peso do fluido que foi deslocado pelo corpo. Então, de acordo com esse principio, o modulo da força de empuxo será.
(1)
Onde é o módulo da força de empuxo, é a massa do fluido deslocado, é a densidade do fluido e é o volume do fluido deslocado.
Assim, um corpo que se encontra em um fluido, está sujeito a ação de duas forças: a força peso, devida a interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo, devida a sua interação com o liquido.
Figura 1: As forças que atuam no princípio de Arquimedes podem ser observadas na figura acima.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Impuls%C3%A3o
Quando um corpo mais denso que o liquido está totalmente imerso, percebemos que o seu peso é menor do que no ar. Isto ocorre pelo fato da medida do dinamômetro esta sendo feita com o objeto no ar e o mesmo ser o peso real do corpo, e enquanto que com o objeto total, ou