Secretariado anos 90
Conhecimento Filosófico: conhecimento é uma conquista, uma apreensão espiritual de algo, algo que buscamos por meios teóricos. Ele, ainda, complementa que todo e qualquer trabalho cientifico, e está subordinado sempre ao esforço de apreensão do mundo real. Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.
Conhecimento Científico: Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular(utiliza métodos, paradigmas, estudos, fontes científicas de experimentos reproduzíveis, etc... ).
Conhecimento Teológico(Religioso): Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os Escritos Religiosos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas.
Conhecimento mitológico: ou conhecimento através da mitologia: O conhecimento mitológico é a narrativa de uma história que é objeto de crença e que é uma verdade inquestionável para os povos que as tinham. O