DENSIDADE ABSOLUTA
Agatha Tassara
Karine de Olievira
Heloisa Zanlorenzi
DENSIDADE
ABSOLUTA
A história!
Conta a história que um Rei pediu a um ourives que lhe fizesse uma coroa de ouro puro. Quando a coroa lhe foi entregue o rei desconfiou da honestidade do ourives e pediu para que ARQUIMEDES verificasse se ele não foi enganado, e se no lugar de 100% ouro havia prata com ouro misturado. Então num belo dia enquanto Arquimedes tomava seu banho percebeu que a água se elevava de nível à medida que este entrava na banheira, em outras palavras, como seu corpo fazia deslocar a água.
Arquimedes raciocinou: todo o corpo desloca uma quantidade de água igual ao seu próprio volume; o peso do corpo, porém, depende não só de seu volume, mas também da sua natureza física.
Então uma coroa de prata há de ser mais leve que outra semelhante, feita de ouro puro, pois a densidade do ouro é superior. Portanto, pensou Arquimedes, terei de pesar a coroa, determinar o seu volume mergulhando-a na água, e pesquisar finalmente, qual a água deslocada por quantidades correspondentes de ouro e de prata puros, e assim, poderei calcular qual dentre todas as ligas possíveis de ouro e prata corresponde à usada pelo ourives na coroa.
Tal como Deus o criara, Arquimedes saiu do banho, precipitou-se porta a fora e correu à sua residência pelas movimentadas ruas de Siracusa, aos gritos – " Eureka, eureka. Achei!". É de imaginar que os virtuosos burgueses siracusanos abanaram mais uma vez as cabeças. Mas, diz-se que, quando Arquimedes fez os cálculos e apontou realmente uma fraude por parte do tal ourives
Assim se deu o princípio de
Arquimedes!!
Todo
corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Sendo
Mf
Vf o volume do fluido deslocado, então a massa do fluido deslocado é:
= df. Vf
Sabendo
E
=P=m.g
Assim
E
que o módulo do empuxo é igual ao módulo do peso:
temos que o