DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
As palavras podem ser empregadas em dois sentidos:
Denotativo: quando apresenta o sentido próprio do dicionário. Denotação é o uso da palavra com seu sentido original, que denota exatamente o que se quer transmitir.
Ex.: Pedra é um corpo duro e sólido, da natureza das rochas.
Ex: Os adversários lutaram até o anoitecer.
Conotativo: quando tem um significado figurado, simbólico. Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado para transmitir a ideia que se quer. A linguagem conotativa é empregada na literatura, em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia a dia etc.
Ex.: Você tem um coração de pedra.
Ex: A criança lutava contra o sono.
Observe o texto:
A autônoma Michele M. F, 20 anos, foi presa na tarde de quinta-feira sob a suspeita de ter assassinado o marido com um tiro na cabeça na Vila Maria, zona oeste de São Paulo.
A Secretaria da Segurança informou que Michele permaneceu no local do crime e disse aos policiais que matou Joaquim de Moraes Barros, 40 anos, seu marido, porque ele mantinha um relacionamento extraconjugal com uma adolescente.
Veja agora:
Michele descobriu que seu marido tinha uma amante, certamente uma franguinha bem mais nova que ela… Michele resolveu dar o troco e matou o marido de ciúmes, saindo toda noite com um antigo amigo de faculdade.
EXERCÍCIOS
1. Leia atentamente os textos abaixo e indique D quando prevalecer a denotação e C quando prevalecer a conotação:
a) ( ) “O ano de 1948, em Pernambuco, foi marcado por um processo revolucionário, liderado por um Partido Liberal radical.”
b) ( ) “Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois – Recife das revoluções libertárias – Mas o Recife sem história nem literatura – Recife sem mais nada – Recife da minha infância.”
c) ( ) “Depois de analisar os prontuários de 964 pessoas operadas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, o médico Cláudio Moura Lacerda de