Dengue
A dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela picada da fêmea do mosquito chamado de Aedes aegypti, existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). Dengue hemorrágico é uma forma mais grave de dengue, e esse tipo de dengue pode levar a pessoa à morte, devido aos sangramentos que podem ocorrer em vários órgãos.
Esse mosquito transmissor da dengue é de origem africana e chegou ao Brasil quando o nosso país ainda era apenas uma colônia, através de navios que transportavam os escravos.
É um vírus de RNA envelopado.Então, o RNA vai se multiplicar, vai haver uma montagem dessa partícula viral próximo aoretículo endoplasmático da célula hospedeira, que vai fornecer de novo o envelope viral.
Esse mosquito é transmissor não apenas da dengue, mas também de outra doença chamada de febre amarela. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia, e que põe seus ovos em água limpa e parada. O que difere o Aedes aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas em seu corpo.
Os sintomas da Dengue são semelhantes a uma gripe: dores de cabeça e nas articulações, fraqueza, falta de apetite, febre e carocinhos avermelhados na pele. Sua duração varia de 5 a 7 dias.
Não há um remédio próprio para curar a doença, apenas medicamentos que aliviam os sintomas, acompanhados de repouso, ingestão de muito líquido e alimentação leve. É muito importante que a pessoa contaminada com o vírus da dengue não faça uso de medicamentos à base de AAS (ácido acetil salicílico), como a Aspirina, pois podem provocar sangramento, É indicado apenas o uso de Dipirona sódica.
Quem pensa que o mosquito da dengue só aparece na estação chuvosa está muito enganado. Os ovos do mosquito da dengue resistem mais de um ano sem sofrerem nenhum dano. Isso é muito vantajoso para o mosquito, pois seus ovos sobrevivem até que as chuvas propiciem as condições para que o ovo se quebre e comece o seu