dengue
HISTÓRICO
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito HYPERLINK "http://www.combateadengue.com.br/?p=34" Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.
O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Até 1953, o dengue era considerado uma virose benigna, sem letalidade, até haver um surto de dengue hemorrágico nas Filipinas.
Em 1692, o dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792. Em 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
O QUE É DENGUE?
A dengue é uma doença infecciosa que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil, causada por um arbovírus, isto é, aquele que é transmitido por insetos ou outros artrópodes. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Apresenta-se sob duas formas: Dengue Clássica e Dengue Hemorrágica. O agente causal em ambas as formas, é um vírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, do qual se conhecem quatro sorotipos: DEN 1, 2, 3 e 4.O sorotipo se refere a grupos de micro-organismos afins (isto é, causadores de uma mesma doença), sendo que cada um deles é determinado pela presença de um diferente antígeno.A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três. Quando uma pessoa é infectada com um determinado tipo de vírus, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectada pelos outros três tipos. Isso quer dizer que só é possível pegar dengue quatro vezes.
O QUE É DENGUE HEMORRÁGICA?
No geral, a dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira